EU por mim Mesmo


Com o gosto pelo desenho desde a infância, minhas pretensões iniciais eram de seguir as carreiras de Desenhista Gráfico ou Arquiteto. No ensino médio  porém, acabei estudando num colégio agrícola pois o exame de vocação da escola indicava um gosto particular pela natureza também. Desse fato resultou que me formei em Técnico Agrícola. Nessse mesmo ano, como deveria custear meus próprios estudos para um curso superior, acabei por ir trabalhar no Banco do Brasil como forma de garantir a renda necessária ao meu sonho. Contudo, esse caminho me afastou das cidades onde eu poderia estudar o que queria. Nesse meio tempo, me formei em Ciências Econômicas, aliando-me aos interesses do momento. Também tenho formação em MBA-Executivo em Negócios e adquiri Certificação em Investimentos pela Ambid. 



Mas o que tem essa história toda com a Arquitetura? É que em determinado momento, senti que deveria retomar meus reais anseios e fui cursar Arquitetura. Ainda antes da conclusão do curso, montei um escritório em parceria com uma colega que durou até o ano de 2006. Neste período, aprendi não somente a prática de arquitetura, como também lidar com os diferentes tipos de clientes e demandas, custos administrativos, gerenciamento de pessoal, marketing, e toda a gama de tarefas a que um escritório está submetido.

Descobri também, que minhas experiências anteriores em áreas diversas não foram disperdiçadas, pelo contrário, acabaram por enriquecer minha percepção das coisas e me facilitar processos de  tomada de decisões. No ano de 2006 me licenciei do Banco do Brasil para me dedicar exclusivamente à  Arquitetura, e ter meu primeiro filho, o Marco Antônio, outra das minhas paixões! 

Em 2007 desfiz minha sociedade e desde então tenho trabalho solo, com escritório próprio em Caxias do Sul (RS) onde desenvolvo projetos na área de arquitetura de interiores residenciais e comerciais e projetos de edificações. Atualmente também comecei a desenvolver trabalhos de acessibilidade.  Identifiquei-me bastante com esta área pois eu já estava sentindo a necessidade de fazer algo ligado à sustentabilidade, ecologia ou outra atividade que acrescentasse algo à melhoria da qualidade de vida das pessoas e cidades.

Hoje divido meu dia com as coisas da arquitetura, minha família e algumas horas que ainda dispenso ao Banco do Brasil.

Amo o que faço, procuro sempre estar conectado às novidades através da Internet, cursos, revistas e viagens.

Como arquiteto, sempre procuro ver as coisas de uma maneira diferente do trivial. As perguntas “por que assim?” e “por que não?”  fazem parte do meu quotidiano.

              Roberto Machado
              arquiteto CREA RS 123393
            arq.roberto@terra.com.br