terça-feira, 19 de outubro de 2010

Me dá só uma Ideia

O trabalho do arquiteto é ter ideias. Esse é seu ganha-pão. Por isso, não é de bom tom pedir à ele para lhe dar “apenas” umas idéias. Mas, antes que você ache antipática esta observação, vou explicar melhor.

Cidades confusas, edificações desorganizadas, poluição visual, residências mal planejadas, pessoas vivendo desconfortavelmente, gastos desnecessários com reparos, alterações e desperdícios, são exemplos que podem ser evitados se estiverem sob a supervisão de profissionais habilitados e capacitados para tal.

Por isso, antes de se avaliar o custo de contratar um arquiteto cabe sempre avaliar o custo que se terá por não contratar um arquiteto.

Pode ser que os ganhos não são palpáveis (materiais, físicos), mas é comprovado que contratar o serviço de um arquiteto é mais econômico do que tentar construir ou decorar por conta própria (considerando os resultados obtidos), uma vez que este profissional está capacitado para indicar as melhores soluções, os materiais mais adequados e os fornecedores mais indicados para cada necessidade.

Mas, para poder oferecer estes benefícios todos, o arquiteto gasta muito do seu tempo e do seu dinheiro lendo, adquirindo livros, revistas e softwares, pesquisando, participando de eventos de aperfeiçoamento, acompanhando tendências, novidades, inovações, e exercitando. Toda essa bagagem, vai resultar nas “idéias” e possibilidades que ele vai utilizar para satisfazer suas necessidades. Os projetos, croquis, memoriais descritivos, são só o resultado das idéias concebidas. A essência da função do arquiteto é a idéia. É o mais custoso e difícil de realizar. A papelada que o cliente vê é apenas um dos resultados, não o produto em si.

A princípio, dar uma idéia parece a coisa mais simples que existe. Mas, no caso da arquitetura, mesmo com todo o conhecimento inerente à atividade do arquiteto, ter idéias depende do princípio criativo que não está atrelado à tempo nem à conceitos explícitos. A idéia tem que nascer. Não está pronta em prateleiras, bastando pegá-la. A idéia ótima para um cliente ou situação pode ser péssima para outro. Não existem idéias prontas.

Por isso, tome cuidado para não ofender um arquiteto, quando pensar em fazer questionamentos do tipo:

- Poderia me dar só um palpite?

- Poderia me dar só umas idéias?

- Poderia só fazer uns rabiscos?

- Eu só preciso de umas "orientações", só discutir uns detalhezinhos.

- Eu só preciso de umas dicas de cores.

- Preciso só de um "quebra-galho", um "ajustezinho”

- Tenho pressa, serviço prá ontem.

- Só preciso que você dê uma "olhada" no "projeto".

- Minha mulher viu numa revista e quer fazer igual, "tá fácil", tem bastantes "fotos":

- Minha cunhada deu uns palpites que a gente acha legal mudar.

Veja que a palavra “só” não é muito apreciada dos arquitetos.

Vale lembrar a título ilustrativo, que uma consulta médica de 20 a 30 minutos ( lá no consultório, pois o médico não vem à sua casa ), após muita espera - apesar do luxo da hora marcada - está custando em média R$ 150,00, pagos adiantado, quer você goste ou não. E sem nenhuma garantia de diagnóstico. Ou seja, este valor é pago pela “visitinha” e pela entrevista, sem compromisso, pela opinião inicial.

Para quem achou interessante ou mesmo para quem não entendeu nada, sugiro assistir o vídeo abaixo, que é uma analogia com outras profissões, para mostrar como o arquiteto se sente nas situações acima apresentadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário